Primeiro, alguém o avise que no futebol são permitidas 3 alterações, Mesmo com um a menos, não interessa, vai pra cima, para o tudo ou nada, perder de 2, 3 , 450, não faz diferença, lança o grafite na frente, tem que ter um jogador de área, forte, para, nem que seja no chuveirinho, resolva alguma coisa.
Segundo, alguém o avise que no futebol existem outros esquemas além do 4-4-2 pra quebrar a defesa adversária, dá pra colocar dois jogadores abertos nas pontas (como faz a holanda) pra segurar os laterais e abrir a zaga adversária, ou até mesmo um 3-5-2 pra ganhar força no meio de campo e controlar o jogo, mas nosso "técnico", como sempre, se recusa a mudar a formação.
Terceiro, onde esse animal estava com a cabeça pra colocar Gilberto nesse jogo, nunca confiei no Michel Bastos e até por isso, como o Robben joga por ali, queria que o Thiago Silva fosse improvisado por ali, surpreendentemente o nosso titular jogou bem e marcou bem o craque holandes, tudo bem que tinha o amarelo e o medo do vermelho, mas o Gilberto não tem condições de marcar o Robben, ele é meia, quando a alteração foi feita, achei que Daniel Alves faria a lateral esquerda e o velho e cansado Gilberto daria um toque de qualidade no meio de campo, mas não, ele ficou perdido na lateral mesmo, tanto que Felipe Melo (infelizmente meu conterrâneo) foi distribuir suas pancadas por lá e nosso time se desestabilizou ainda mais.
Quarto, que o Felipe Melo não tem cabeça todos já sabem, só o Dunga não. Antes da expulsão ele já tinha entrado duro no Robben duas vezes pra ter recebido o amarelinho, que o juiz não deu. Tava na cara que logo logo ele seria expulso, e já perdendo por 2 x 1, era hora de tirá-lo de campo e partir para o ataque, mas Dunga preferiu esperar ele ser expulso.
Com certeza muitos agora vão reclamar da arbitragem, o que não faz sentido na minha opinião. O árbtiro era confuso, assim como seus auxiliares, mas nenhum erro foi crucial na partida, até acho que teve um lance na área brasileira em que o Lúcio com o braço aberto interceptou um passe do Snjaider, eu marcaria penalti.
Quanto a Holanda, é um belo time, futebol moderno, com Robben caindo pela direita e Kuyt caindo pela esqueda e ambos caindo para o meio, parecido com o jeito do Barcelona jogar, um meio campo e defesa sólidos, jogadores experientes, que sabem provocar e não perdem a cabeça, totalmente o contrário da seleção brasileira. O nosso medo de ver o Brasil jogar atrás do placar aconteceu, sempre disse que aquela vitória sobre o Estados Unidos no ano passado na final da copa das confederações foi um mero acaso, lances isolados em que o Brasil virou o jogo contra uma seleção fraca, e mesmo assim poderia ter sido goleado pelas chances que deu, contra a Holanda, isso não funcionaria.
Enfim, é complicado falar assim, nervoso do jeito que estou, mais não posso dizer que já não esperava por isso, sabia que esse jogo seria complicado, mais achei que passaríamos, e perderíamos na final. O Brasil nunca foi a melhor seleção dessa copa, os resultados anteriores e menos importantes apenas mascararam uma seleção limitada (ainda mais sem o banco que todo brasileiro sonhava, com Ganso, Neymar e Ronaldinho Gaúcho) e com um cabeça de bagre de treinador, alguém que todos sabiam que não era pra estar lá, que seria somente uma ponte depois do fracasso de 2006 para algum treinador experiente.
É o fim da linha para Dunga e também para a carreira de muitos desses jogadores na seleção, Felipe Melo será crucificado, os Gilbertos não devem ter mais vez, e outros jogadores como Lúcio, Juan, Maicon, Kaká já estarão com uma certa idade para o próximo mundial. É hora de pensar numa renovação urgente, nomes como Ganso, Neymar, André, Denilson, Phelipe Coutinho, Marcelo, Douglas Costa, Alex Teixeira, Giuliano, precisam aparecer nas convocações, e um técnico, algo que Dunga nunca foi, precisa aparecer. Meu nome favorito é Oswaldo de Oliveira, mais existem outras opções também, vamos ver o que acontece...
Nenhum comentário:
Postar um comentário