terça-feira, 29 de junho de 2010

Vale a pena ver de novo!

Alemanha e Argentina jogarão as quartas de final da copa do mundo, mesma fase em que as duas seleções se enfrentaram 4 anos antes na Alemanha, com vitória dos donos da casa nos penaltis após um empate em 1 x 1 no tempo normal.

A diferença é que de quatro anos pra cá, as duas seleções mudaram muito a maneira de jogar, hoje, são duas equipes rápidas de futebol ofensivo. O encontro promete, são os dois times que apresentaram o melhor futebol da copa até agora, apesar de terem passado pelas oitavas de final com certa ajuda da arbitragem, que mesmo que não ocorresse, não acredito que mudaria muita coisa.

Do lado argentino, o ponto fraco está na defesa, Maradona começou o tornei com Jonas Gutierrez na lateral direita no seu 4-3-3 ofensivo, uma besteira, já que o jogador do Newcastle atua como meia ou ala, e não tem nenhuma vocação defensiva, ainda mais do lado mais fraco da defesa, onde atua o limitadíssimo Demichelis, para isso, o pibe colocou Otamendi na lateral direita, que é o inverso de Gutierrez, sabe marcar, porém é nulo no avanço ao ataque, o que cai melhor no esquema argentino que sempre tem um atacante caindo pelo flanco direito. Na frente a seleção mostra a sua força com Tevez e Messi principalmente, que são rápidos e devem dar trabalho para a zaga alemã, que conta com dois laterais velozes, mais a dupla de beques centrais é lenta, principalmente Mertsacker, que deve sofrer nesse jogo.

Já a Alemanha conta com um quadrado muito mais mágico que o da seleção brasileira 4 anos atrás, com Muller pela direito, Podolski pela esquerda, ozil armando pelo meio e klose dentro da área, todos muito entrosados e trocando passes rápidos. Na defesa, o técnico Low percebeu bem que Batstuber, apesar de técnico, é lento para acompanhar atacantes velozes que caem por lá e colocou Boateng no seu lugar, muito mais ágil e forte, boa alteração, nesse jogo mais do nunca, os laterais alemães serão fundamentais para parar o forte ataque argentino, e Lahm e Boateng terão que jogar muita bola.

Os grandes duelos do jogo vão acontecer pelas laterais, já que ambos os times jogam em um 4-3-3 disfarçado, sempre com pontas. Muller deve bater com Heinze, enquanto Podolski entra em choque com Otamendi e Demichelis e Burdisso deve ficar encarregado de marcar Klose de perto. Do outro lado do campo, Di Maria deve bater de frente com Lahm, Messi com Boateng e Tevez e Higuain que centralizam mais, enfrentam Mertsacker e Friedrich.

Nessa análise, a Alemanha leva vantagem, mais o talento individual argentino é maior. Não tenho dúvida que será melhor que o jogasso de 4 anos atrás, vamos ver o que acontece.


Nenhum comentário:

Postar um comentário