quarta-feira, 9 de junho de 2010


Ontem o técnico Dunga deu uma declaração falando que se o time todo jogar bem, não há quem vença a seleção brasileira.
DISCORDO! Por essa análise do treinador, Espanha e Argentina são as melhores equipes e se jogarem tudo o que podem, passam por cima de Brasil, Inglaterra e outros considerados favoritos.

E como critiquei Maradona em meu primeiro post, hoje é a vez de questionar nosso querido capitão do tetra. Eu que sonho um dia estar no lugar que ele ocupa hoje, acredito que ele ainda tem muito a evoluir como técnico.

Acredito que no futebol moderno, é necessário que toda equipe apresente uma variação tática, não confundir com uma mudança no decorrer do jogo que no improviso resolva, me refiro a algo treinado arduamente, todo time deveria treinar e saber se comportar com diferentes esquemas, 4-4-2, 3-5-2, 4-3-3 de acordo com o adversário ou circunstância do jogo, e até mesmo treinamentos para situações inesperadas, como a expulsão de um jogador, tanto a favor como contra.

Lembro-me bem, como Vascaíno e grande fã do Oswaldo de Oliveira que sou, quando este era o comandante do bom time da colina em 2000, quando ele jogava no 4-4-2 e conseguia muito bem alterar a forma do time jogar sacrificando o volante Paulo Miranda para colocar Viola para jogar na ponta esquerda enquanto Euller caia pelo flanco direito, ou colocava henrique ou jorginho para reforçar a defesa e dar mais espaço para Juninho Paulista e seu xará pernambucano, alterando para 4-4-3 ou 3-5-2 respectivamente.

Já o nosso querido comandante na copa do mundo, não faz tais alterações, troca sempre 6 por meia dúzia, mantendo seus amados 3 volantes e meio. Suas alterações previsíveis são trocar Michel Bastos por Gilberto, trocar Felipe Melo por Josué, Elano por Ramires, Kaká por Júlio Baptista e Robinho por Nilmar, no mais radical ele troca um meio campo, F.Melo ou Elano para colocar o lateral direito Daniel Alves.

Os resultados de Dunga no comando da seleção são incontestáveis, mais acho que a seleção não passou por um teste de fogo antes desse mundial. Fomos os primeiros nas eliminatórias? É verdade, mais o único time que faz frente ao nosso é a Argentina. Mais ué, não vencemos a Argentina, na Argentina? É, mais era um momento conturbado dos nossos rivais, quando não venciam ninguém e chegaram a levar de 6 da Bolívia. Mais não vencemos também Itália e Portugal? Sim, o primeiro é uma seleção envelhecida que não assusta mais ninguém, e o segundo nunca foi uma equipe muito tradicional, e foi um jogo amistoso, que não serve de parâmetro. Ráá, mais ganhamos a copa das confederações! É, ganhamos sem enfrentar nenhum adversário creditado ao título da competição e com atuações fracas contra África do Sul e Egito, fora a final contra os Estados Unidos, jogo onde todos destacam o poder de reação da seleção brasileira, mais não ressaltam as inúmeras falhas de nossa equipe e as chances que demos para que matassem o jogo em contra-ataques, sendo que conseguimos virar no abafa, sem criatividade, em três lances isolados, e tudo isso contra uma seleção sem tradição nenhuma, mais que acredito eu, pode ser uma boa surpresa dessa copa!

Um comentário:

  1. Saudações Vascaínas amigo!
    Ótima abordagem técnica, adorei como vc abordou essa questão dos resultados do Dunga, acho sim que a seleção espanhola vai nos surpreender muito nessa copa, temo muito por essa. Mas pro outro lado como vc abordou em baixo, seleções como a dos estados unidos sem tradição e nem sempre tão focada pela imprensa, podem causar certa revira volta em solo africano.
    Mas ainda tenho o Brasil como meu favorito, em todo Europa o time de Dunga esta sendo temido por muitos países.
    Podemos esperar um grande mundial.
    Estou seguindo aqui.

    L

    ResponderExcluir