sábado, 31 de julho de 2010

Rodada de clássicos!


Chegou uma das rodadas mais esperadas do campeonato brasileira, aquela que mexe com as rivalidades regionais e deixam todos nós torcedores, esperançosos por uma vitória e ao mesmo tempo temerosos por ter que aguentar a gozação dos amigos em caso de derrota do nosso time de coração.

No Rio de Janeiro, teremos o "Clássico dos Milhões". O jogo promete já que o Vasco terá a estréia de Felipe e Zé Roberto e ainda deverá ter Éder Luís e Carlos Alberto no banco, o time da colina vem empolgado para o clássico já que havia um grande medo da torcida quanto aos garotos que teriam que ser lançados para os primeiros jogos pós-copa, já que o Vasco vinha na zona de rebaixamento, porém os garotos deram conta do recado, o time saiu da zona da degola e está invicto desde o recomeço do campeonato, e agora com a presença dos reforços, tem tudo para brigar por uma posição melhor.
No Flamengo, também havia um certo receio do desempenho do time na volta do campeonato, mas por questões extra campo, temia-se que a repercussão do caso Bruno atrapalhasse o rendimento da equipe dentro de campo, além da perda de seus principais jogadores, Adriano e Vagner Love. A princípio a resposta dos comandados de Rogério Lourenço foi boa, com duas vitórias seguidas e uma delas no clássico contra o Botafogo, porém nas duas últimas rodadas o time não conseguiu vencer e a torcida está impaciente, uma derrota para o maior rival esse final de semana, pode significar um princípio de crise na gávea.
Palpite: Vitória do Vasco

Já na maior cidade do país, as atenções estão voltadas para Corinthians e Palmeiras, até porque os outros dois principais times do estado estão preocupados com outras competições. O jogo será disputado no Pacaembu, casa do time do Parque São Jorge, mesmo com o mando de campo sendo do time do Palestra Itália, o que favorece os alvinegros. Talvez o destaque maior dessa partida seja o banco de reservas, Felipão ainda não conseguiu acertar o time do Palmeiras e continua sem vitórias no comando da equipe, que nas próximas rodadas deverá contar com o reforço de peso do chileno Valdívia, e o Corinthians terá a  estréia de Adílson Batista, e há a curiosidade se ele conseguirá dar continuidade ao bom trabalho do agora treinador da seleção brasileira Mano Menezes.
Ao contrário do que muitos comentaristas afirmam, não acho o time do Palmeiras fraco, no papel é um bom time e em condições de brigar no topo desse campeonato, o maior problema são os suplentes, que não conseguem suprir as eventuais ausências de titulares, e num campeonato como esse, um plantel de qualidade é importantíssimo. Já o Corinthians é um time fortíssimo, líder do campeonato e com forte elenco. Bruno César deu muita qualidade ao meio de campo e o time apresenta um grande entrosamento, já que é basicamente o mesmo do ano passado, fica a dúvida se com o novo técnico, a equipe manterá o sistema de jogo ofensivo, com Dentinho e Jorge Henrique pelas pontas e volantes como Elias e Jucilei que sabem sair para o jogo.
Palpite: Empate
Na Arena do Jacaré, o Cruzeiro luta para se aproximar do G4 e o Galo precisa da vitória para escapar da zona da degola. A fase de ambos os times não é boa, Cuca ainda não se acertou na toca da raposa e qualquer outro treinador que não fosse o badalado Vanderlei Luxemburgo já teria sido demitido pela sequência de maus resultados. Comparando, a situação do Cruzeiro é bem mais confortável, o clube ainda está na parte de cima da tabela e entra mais leve no duelo, o time é bom, com um meio de campo bastante eficiente e mesmo com a saída do Kléber, o ataque continua forte. a base do time está bem entrosada e o retrospecto recente contra o maior rival é maravilhoso.
Já no Atlético, a situação é bem mais complicada, a equipe entrará em campo com a obrigação de vencer para escapar da incomoda posição, o que pode abalar o psicológico dos atletas. O time é desequilibrado, apresenta um ataque forte, principalmente com a chegada de Diego Souza e Daniel Carvalho, porém o sistema defensivo é capenga, talvez melhore com a chegada de Réver, porém ainda acho que é insuficiente para acertar, na minha opinião, o principal problema está nos volantes.
Voltando a falar de Vanderlei Luxemburgo, acho que está na hora de repensar se ele vale todo o investimento, afinal, não é de hoje que ele vem decepcionando, após o título paulista com o Palmeiras em 2008, não conseguiu nada mais expressivo, até levou o o clube paulista à Libertadores, porém não teve sucesso, foi mal no Santos ano passado, e apesar do título mineiro, seu trabalho frente ao Galo não é nada animador.
Palpite: Vitória do Cruzeiro
Em Porto Alegre, teremos um grenal sem grandes expectativas. O Grêmio faz campanha decepcionante pelo bom time que tem e está na zona de rebaixamento, já o Inter está concentrado no jogo do meio de semana contra o São Paulo pelas semifinais da taça Libertadores e deve mandar um time misto para o combate desse final de semana.
Mesmo sem o time completo, o Inter é forte e vem com uma sequência impressionante nesse brasileirão, Celso Roth combina com o futebol gaúcho e conseguiu acertar a equipe colorada, é um elenco forte e com condições de brigar pelo título nas duas frentes que disputa.
Já o Grêmio está em situação similar à do Atlético Mineiro, precisa da vitória a qualquer custo, e tem time para isso, mostrou evolução contra o Cruzeiro apesar de ter cedido o empate, a equipe é forte e não merece a posição que ocupa, talvez seja a hora de desistir da aposta em um técnico inexperiente como Silas e apostar em alguém com bagagem na profissão, creio que seria benéfico.
Palpite: Vitória do Grêmio

Além dos clássicos, outras equipes vivem momentos importantes na competição. O São Paulo, mesmo focado na Libertadores, precisa vencer o Ceará para se reabilitar, enquanto que o time nordestino luta para permanecer no G4 e assim continuar na Série A. O Fluminense recebe o furacão buscando a liderança enquanto que os paranaenses querem se afastar de vez das últimas posições. O Avaí tem tudo para manter a boa campanha em casa contra o Goiás, o desesperado Atlético Goianiense recebe o Guarani e o Botafogo tem tudo para se aproveitar de um Vitória focado na final da copa do Brasil, e assim, sair da zona do rebaixamento.

E é isso, vamos torcer, a rodada promete!

Nenhum comentário:

Postar um comentário